quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Bedtime - Hora de dormir - Parte III


Alguns dias atrás, contei duas histórias de pesadelos da minha infância, talvez você as leu melhor para compreender verdadeiramente o que me aconteceu. Eu tinha sido obrigado a me silenciar, dominado pelo medo irracional de que, de alguma forma, mesmo depois de todos esses anos, eu deveria falar sobre isso, que essas coisas iriam me procurar e mais uma vez causar estragos na minha vida.

Em nome da ciência e da razão, confrontei esses medos e me propus a vencer essas memórias atormentadas de uma vez por todas, compartilhando-as com outras pessoas, expondo-as o que eu acreditava que eram; Os delírios de uma criança problemática. Eu segurei meu ceticismo e racionalidade pela vida, permiti que eles me definissem, mas esta manhã eu fui apresentado com evidências físicas verificáveis. Evidências do que eu não conheço, mas não podem ser ignoradas, e parece estranho para mim que os últimos dias tenham sido tão contaminados pela apreensão e infortúnio depois de finalmente quebrar meu silêncio, que não posso mais contar com explicações inteiramente convencionais.

Na sequência do compartilhamento dessas experiências traumáticas que eu tive quando criança, fiquei atormentado por uma sensação de desconforto irresistível. Inicialmente, eu atribuí isso ao medo que experimentava ao simplesmente recontar e reviver esses terríveis acontecimentos na minha mente, mas, nos últimos dias, sentia muito mais; Um sentimento de destruição iminente consumiu todos os meus pensamentos.

Enquanto o sono veio, o resto não. Todas as manhãs eu acordava, meus nervos à flor da pele, como se estivesse sendo privado de dormir. Nada de assustador aconteceu durante as primeiras noites, sem visitas, sem companheiros de cama indesejáveis, sem respirações sibilantes que se estendiam do fundo das paredes do meu quarto, mas eu sentia aquela sensação remotamente familiar de não estar sozinho.

Não entenda mal, eu não senti ninguém no quarto comigo. Não ouvi, cheirei ou senti algo remotamente sobrenatural, mas durante os meus dias e noites percebi algo sutil, quase na periferia da minha consciência; A sensação de que algo está a caminho, algo está chegando, como as primeiras explosões de ar de um túnel de metrô, anunciando a chegada de uma monstruosidade imbatível e imparável; Surpreendente, ainda assim esperado.

Minha sensação de desconforto cresceu com cada dia que se passava, subindo pela minha pele, profunda na minha mente como uma forma de infecção cancerígena. Tentei concentrar minha atenção em vários projetos de redação em uma tentativa vã de preencher minha mente até o outro lado com outros pensamentos, esperançosamente não deixando espaço para essas memórias contaminadas, mas esses pensamentos vieram até mim, no entanto.

Minha ansiedade ganhou impulso até que eu não podia pensar em nada mais. Eu tinha que fazer alguma coisa! Eu tinha estudado psicologia há anos na universidade, com isso eu sabia que a ansiedade é muitas vezes o resultado de uma perda de controle, e que uma das maneiras mais eficazes de combatê-la é capacitar-se; Isto é o que eu pretendia fazer. Chame isso de tortura, mas eu voltaria para aquele lugar, aquela casa onde ocorreram esses terríveis acontecimentos. Eu ia confrontar essas memórias e expô-las ao que eram; Absurdo.

Era uma hora de viagem até minha antiga casa, mas era uma cheia de alegria. Eu estava confiante, à vontade, feliz; Eu estava no controle agora e nada iria entrar no meu caminho de mostrar que o lugar que eu temi a minha vida inteira não era mais do que uma pequena casa suburbana média, monótona e inofensiva.

Rodando alegremente pelas estradas do país e depois a rodovia, finalmente cheguei à cidade. Gradualmente, as ruas começaram a ter uma aparência familiar. Memórias de jogar naquele bairro vieram de volta para mim; Um playground com meu escorregador favorito, um campo de areia onde costumávamos jogar futebol, meu pátio da escola cheio de esconde-esconde e amizades há muito abandonadas, mas nunca esquecidas.

Minha mente vagou por essas memórias como um filho pródigo caminhando para casa; Perambulou tanto que antes de perceber, eu estava parando na rua onde eu já vivi. A estrada foi longa e desapareceu pela distância, finalmente entrando em uma curva afiada e cega. Era um bairro antigo, e tinha sido planejado e construído muito antes do carro; Isso foi evidente pela estreiteza de suas estradas, criando um sentimento estranhamente claustrofóbico, como se as casas de cada lado se levantasse, atraindo os transeuntes.

Desacelerei minha velocidade e passei o olho em cada casa que estava na rua. Era um lugar uniforme, com todas as casas quase idênticas. Meu coração de repente começou a bater mais rápido, enquanto um frio passava pela espinha; Lá estava, a minha casa! Era tarde e a rua estava quieta, quase solitária. Olhei para aquele pequeno lugar imaginando como uma casa tão comum poderia ter causado tanto medo em mim.

Eu inicialmente pretendia apenas olhar para a casa de longe, confirmando-me como uma construção material, inteiramente explicável e desprovida de qualquer coisa estranha. Mas enquanto eu estacionava, respirei profundamente e, antes que eu pensasse, eu saí do meu carro, caminhando para aquele antigo portão metálico, que uma vez teve formas florais brilhantes, agora escurecidas por uma pintura verde e envelhecida, revelando nada além de ferrugem embaixo. Corri meus dedos sobre o topo desigual, e com um suspiro sutil, eu o abri.

Caminhando ao longo do caminho, fiquei chocado com o vazamento do jardim. Eu pensei na quantidade de desperdício de um bom gramado, que estava quase obscurecido por um espesso mosaico de ervas daninhas e outras espécies invasoras, mas quando me aproximei da casa, percebi o porquê: estava desocupada. Mais uma vez, um calafrio percorreu meu corpo, mas à medida que minha ansiedade se elevava, eu apliquei meu mantra racional:


"A explicação mais simples é geralmente a correta".


Eu assumi que, devido ao estado econômico atual, a casa provavelmente já estava no mercado por algum tempo e que o dono não estava ciente de que a primeira fisgada é com os olhos, mas quando olhei ao redor, não vi nenhum sinal "À Venda", nem um "Aluga-se". Realmente parecia que esta casa tinha sido esquecida, abandonada e deixada para apodrecer.

As janelas na frente da casa estavam sujas e, como tal, quase impossíveis de se enxergar, mas, enquanto andava pela parte de trás do prédio, pude ver mais claramente por dentro. Eu teria imaginado que uma casa como essa ficaria vazia, mas, pelo contrário, estava inteiramente ocupada, ocupada pelas armadilhas de uma vida moderna. Eu podia ver uma televisão sentada no canto da sala de estar, uma mesa de café com revistas espalhadas por ela, vários mobiliários postos como se estivessem prontos para serem usados, e um par de xícaras de café sentadas no peitoril da janela ainda cheias, cobertas de mofo. Eu teria pensado que a casa era ocupada se não fosse por uma camada grossa de poeira sobre tudo, acompanhada pela teia de aranha ocasional.

Parecia que os ocupantes mais recentes haviam saído depressa e nunca mais voltado.

Caminhando através de um mar de grama alta e arbustos, acabei por chegar a aquela pequena janela inócua na parte de trás da casa. A própria visão me assustou, mas essa era uma mera lembrança e não o estranho sentimento de observar por dentro como eu experimentava quando era criança. Olhando para dentro, o quarto parecia terrivelmente familiar. Suponho que seja pouco o que pode ser feito com um quarto tão pequeno, tão estranhamente estreito, mas, através do vidro coberto de sujeira, o quarto parecia quase inalterado desde quando dormi nele. Uma cama, um conjunto de gavetas, e o que parecia uma variedade de brinquedos no chão.

Uma sensação profunda de raiva me apoderou momentaneamente, mas eu expulsei-a rapidamente da minha mente. O quarto era claramente a de uma criança e o pensamento daquela coisa prejudicando outro inocente me encheu de desprezo por tal pensamento, e dentro de mim aumentou o desejo de proteger qualquer criança de tal abominação.

Enquanto eu olhava para aquela parede, de que uma cama estava ao lado dela, os cabelos na parte de trás do meu pescoço se eriçaram. Por um momento (e foi só por um mínimo) pensei ter visto o cobertor em cima da cama se mover. Mais do que isso, através desse painel de janela eu poderia jurar que ouvi um suspiro sibilante. Fechando os olhos com força, repeti outro mantra científico:


"A ciência não deve suas dívidas à imaginação".


Abrindo meus olhos, não vi mais que um quarto vazio. Sem espíritos sujos, sem coisas sobrenaturais; Apenas um quarto, nada mais, nada menos. Eu suspirei de alívio porque tudo estava bem com o mundo pela primeira vez em muitos dias. Você pode pensar que foi uma ilusão, mas eu realmente senti que tinha me mostrado que não havia nada para se temer, além da minha imaginação excessivamente ativa.

Estava começando a escurecer e eu queria estar em casa antes da noite. Cheio de confiança agora que minhas angústias estavam atrás de mim, havia uma última coisa que eu precisava fazer. Quando nós deixamos a casa, nós o fizemos com pressa. Quando criança, foi desorientador, até mesmo assustador deixar tudo o que sabia para trás, mas restava uma coisa sobre a qual sempre me perguntei.

No fundo do jardim havia uma árvore de sicômoro que parecia ser ainda maior do que a casa. Fiquei impressionado com o quão inalterada estava. Eu cresci, fui para casas e regiões novas, mas o antigo sicômoro ainda estava parado, sábio, quente, quase amigável em sua aparência.

Eu acho que é um rito de passagem para qualquer criança ter um lugar para esconder coisas. Muitas vezes é sua primeira experiência com a independência, algo removido de qualquer figura de autoridade. Para mim, meu "esconderijo" estava a meio caminho do antigo sicômoro. Tenho certeza de que eu deveria ter parecido um tolo, mas eu alegremente subi a árvore abandonada. A configuração dos ramos mudou de lugares, mas, em geral, as lembranças felizes de se jogar entre os membros do antigo sicômoro, de ter um pequeno pedaço do mundo para mim mesmo longe de todos os outros, pareciam vívidas, pois era notável o quanto permanecia inalterada.

No meio do caminho, puxei minha respiração e sorri para mim mesmo. No tronco central da árvore, havia uma cavidade. Se ela foi criada por um animal, ou talvez o puxão de um vendaval em um ramo enfraquecido há muito tempo, eu não sei, mas era onde eu guardava as coisas. Se eu encontraria algo que eu tinha certeza que seria tirado de mim por ser "inadequado", no vazio que iria. No entanto, a verdade é que a maioria dos itens de dentro não eram muito interessantes, principalmente brinquedos e raros pedaços exóticos de contrabando como um estilingue ou algumas bombas de fumaça. Eu não tinha motivos para esconder os brinquedos, mas quando eu era jovem sentia-me aventureiro em ter um segredo. O vazio estava escuro e encheu-se um meio caminho de folhas apodrecidas, sem dúvida depositadas lá depois de inúmeros outonos, no entanto, cheguei no fundo para ver o que restava. Não podia acreditar! Eu tinha encontrado um brinquedo que eu tinha escondido lá antes de mudarmos, todos aqueles anos atrás! Eu podia sentir o plástico na minha mão, bordas afiadas inconfundíveis, mas as folhas e a escuridão da oca obscureciam minha visão dele enquanto eu lutava para removê-lo da mistura espessa e úmida de folhas podres e água da chuva. Parecia estar preso entre uma coleção de galhos pequenos.

A razão pela qual eu estava tão excitado era que eu sabia que quando nos mudamos, eu deixara para trás um dos meus brinquedos favoritos; Um pequeno soldado britânico da Primeira Guerra Mundial. Pode não parecer muito, mas eu cresci nas histórias da minha família das aventuras do meu avô durante as duas guerras, e como ele faleceu antes de eu nascer, muitas vezes eu representava versões exageradas das histórias com este pequeno soldado em O papel do herói: Meu intrépido Avô. Naquele momento, pensei em um esconderijo vazio perfeito para um soldado.

Meu prazer, no entanto, rapidamente se transformou em horror. Fiquei doente com o estômago, pois, quando retirei o soldado, percebi que não era meu brinquedo, mas algo mais interessante. Enfiado na parte de trás do oco entre a lama, e agora na minha mão, estavam os restos do esqueleto de um animal pequeno. Os ossos cruzaram-se enquanto os poucos pequenos fios de pelo e a carne deixavam ele putrefeito entre meus dedos. Eu quase perdi meu equilíbrio quando o cheiro podre e potente da morte escapou através do meu aperto úmido, invadindo meus sentidos.

Abaixei cuidadosamente, abatido. Não havia nada mais no vazio, meu brinquedo tinha desaparecido, provavelmente tomado por outra criança nos anos subsequentes. O que restava do pobre animal, enterrei sob um pedaço de terra solta no jardim.


Saí daquele lugar imediatamente.


Apesar do meu infeliz encontro no vazio, ainda me sentia fortalecido. Eu realmente ter arruinado minha coragem para revisitar esse lugar, para ver o quão comum era, me fez sentir no controle mais uma vez depois de minhas faculdades. Naquele momento, não exigiria nada além de uma explicação convencional.

Eu despedi-me do bairro antigo, daquela má memória de uma vez por todas, e comecei a voltar para casa. Quando cheguei na autoestrada, algo começou a filtrar através da parte de trás do meu subconsciente. No começo, desconsiderei isso, descartando-o como minha imaginação, mas, à medida que o sol brilhava e mergulhava abaixo do horizonte, percebi a crescente compulsão em mim. Uma ideia que parecia ter nascido e sido nutrida sem nenhum motivo. Nenhum raciocínio, nenhum som causal, mas que teve que ser seguida, a todo custo...


Devia chegar em casa!


Aumentei a minha velocidade, deslizando esporadicamente entre os carros mais lentos na autoestrada, olhando no espelho retrovisor, observando o que poderia me seguir.


Eu tinha que chegar em casa!


Mais uma vez, eu dirigi mais rápido constantemente olhando para trás como se correndo de algum perseguidor invisível: 70, 80, 100 milhas por hora! Eu rasguei ao longo da estrada, eu abaixei, eu gritei, o suor escorreu de mim. O que estava acontecendo comigo?


Por favor, deixe-me ir para casa!


Com o nariz branco, finalmente saí da autoestrada e entrei nas estradas que me levariam diretamente para a minha cidade. As estradas eram estreitas e enroladas no campo agora sombrio e ameaçador. A escuridão parecia cobrir a estrada na minha frente. Eu liguei o farol inteiro e respirei um suspiro de alívio para ver uma luz brilhante novamente, mesmo que artificial. A ansiedade maníaca que parecia me apertar na autoestrada parecia ter diminuído, no entanto, eu ainda olhei para o espelho retrovisor com mais frequência do que deveria, apenas para ter certeza de que não havia nada me seguindo.


Que pensamento ridículo! Pensar em algo perseguindo meu carro! Para colocar a mim e aos outros em perigo acelerando em uma rodovia ocupada... Loucura!


Ainda assim, loucura ou não, eu me sentia obrigado a fugir o mais rápido possível e, apesar de ter conseguido colecionar meus nervos, a solidão da estrada em que eu estava alimentava meu anseio pela minha própria cidade, minha própria rua, minha própria cama!

Nervosamente, atravessava os planos sinuosos da estrada que atravessava o campo, sentindo-me aliviado com o primeiro sinal de uma lâmpada, da civilização e dos limites da minha cidade. Eu parei do lado de fora da minha casa, desligando o motor e sentando por um momento em silêncio. Eu tinha que parar todas essas tolices! As coisas que saem das paredes, observadores me sufocando de noite, olhando para a janela de alguém como um espião, tudo isso era uma loucura!

Amanhã, eu começaria de novo, não mais escrevendo sobre minhas experiências de infância, nada mais de reviver noites terríveis. Apenas voltando ao normal, realizando meu trabalho, passando um tempo com minha namorada e reafirmando minha crença, fé e confiança na ciência e na racionalidade.


Então, a coisa no banco de trás se inclinou, agarrou-me pelo ombro e respirou de um jeito sujo e rançoso do fundo dos pulmões pela parte de trás do meu pescoço.


Virei na direção da porta, meus braços balançando procurando a fechadura. O medo me possuía, me sacudiu; Um medo que eu me lembrei muito bem, um medo de todos aqueles anos atrás, deitado acordado à noite naquele quarto doentio. O interior do carro tinha ficado muito mais frio, mas isso não era nada comparado aos dedos gelados que se abaixavam no meu ombro.


Eu honestamente pensei que ia morrer, que essa coisa finalmente faria o seu caminho depois de todo esse tempo.


A alça da porta surgiu no meio do aperto e em pânico e eu caí do assento do motorista no pavimento. Durante o mais breve momento, pensei em ter vislumbrado algo no banco de trás; Vago, a forma de um homem velho, ainda torcido e distorcido sorrindo de orelha a orelha. Por sorte, não havia ninguém por lá. Eu devia estar parecendo um idiota louco, pois o carro estava vazio. Peguei as chaves da ignição e fechei a porta com o pé, travando-a durante a noite.

Eu cambaleei pelo caminho e entrei na minha casa. Eu não vou mentir para você, mas eu bebi para dormir ontem à noite. Você pode lembrar que eu disse que tinha evidências, evidências físicas e reais de algo não natural. Você pode estar se perguntando qual é essa evidência. Bem, eu poderia dizer que eram as marcas no meu ombro que me faziam estremecer de medo, ou eu poderia dizer-lhe que a janela do meu quarto - que estava misteriosamente aberta esta manhã – que tinha algo que parecia com marcas de garras, me deixou temendo esta noite mais do que qualquer outra. Mas não, nada disso me assustou tanto quanto o que vi hoje ao acordar.

Às vezes, as mensagens mais assustadoras são as mais simples, pois deitado no meu peito enquanto eu acordei esta manhã, era um soldado de brinquedo, o soldado que eu tinha escondido naquele vazio há tantos anos atrás; Voltou para mim enquanto adulto, mordido pela metade.




Continua na Parte 4...

0 comments:

Postar um comentário